O bafafa da Zara

17 de agosto de 2011

Ontem, 16 de Agosto de 2011, apareceu no programa A Liga uma denúncia de que a Zara usa de serviços escravos para produção de suas roupas aqui no Brasil.

Está em todos os lugares, Exame, Ig, FFW, Veja, Uol, etc.

Resumo: Zara, do grupo espanhol Inditex, não importa suas roupas para o Brasil. Existem empresas, costureiras, que “copiam” os modelos de fora para vender aqui no Brasil. A denúncia é que esse trabalho é escravo, as costureiras chegam a trabalhar 20 horas por dia, em condições precárias e ganham cerca de R$6 reais por uma peça produzida que vai ser vendida a um valor muito mais alto.

Imagens retiradas da Uol da situação dos trabalhadores:

Em resposta, o grupo Zara disse que esse foi um caso de exceção, que vai regularizar todos os funcionários e rever os direitos dos trabalhadores.

Sabemos que a Zara não é a primeira e nem a única com esse tipo de problema.

O Passando Blush quer saber, você vai deixar de comprar na Zara?

[polldaddy poll=5432868]

postado por
Priscila Paes

Comentários

    @hellocassia disse:

    Quero saber quem são essas costureiras e contratá-las dignamente pra trabalhar pra mim.

    Helen disse:

    aí era um bom negócio heim…rs
    Roupa com custo justo e serviço ótimo, como muitas já puderam comprovar.

    Isabella Martins disse:

    Nunca comprei roupas da Zara, mas sei que sim é uma marca conhecida. Mas não é apenas a Zara que faz esse tipo de trabalho, outras lojas tbm fazem isso e nem por isso as pessoas deixam de comprar. Acho que as pessoas estão fazendo muitos comentários em cima da Zara sendo que a roupa que ele usa pode ser feita por trabalho escravo tbm. Vamos pesquisar antes de julgar, só isso que eu digo.

    Maryzia disse:

    Ai é complicado né,existe muuuito trabalho escravo e grandes marcas envolvidas com isso. Mas nao sei se deixaria de comprar,acredito que isso nao influenciaria com o termino dessa exploração. Muito difícil discutir isso.

    Luiza Bischoff disse:

    hoje mesmo fui no Iguatemi aqui em Porto Alegre e vi uma loja da Zara. Se eles nao importam pro Brasil, a loja é fake??

    pripoka23 disse:

    Não, é que sai mais barato eles produzirem aqui.

    Luiza Bischoff disse:

    desculpa, mas não entendi. Se pra eles é mais barato produzir aqui, então são eles que produzem aqui com trabalho escravo.

    elaine disse:

    claro que sai mais barato produzir aqui,pagando de 2 a 6 por uma peça de roupa que vai ser vendida de 150 a 520 (segundo o programa a liga,que assisti na integra)
    Obviamente que nos paises da Europa isso nao aconteceria dessa forma,acredito eu.
    Dessa forma eles levam um lucro altissimo de mais de 200% em cima de cada peça e de mão de obra barata,alias,baratissima.
    É lastimavel essa situação.

    Camila Varlese Japur disse:

    Bom…eu não deixaria de comprar pelo trabalho escravo,pois acho que seria muito hipócrita….pq todos nós sabemos que a maioria do que temos em nossa casa é proveniente deste tipo de trabalho,mas fazer o que?sair por ai praticando nudismo,andando com o pé no chão literalmente?…Seria o mesmo que falar que sou vegetariana,mas sair por ai de bot de curo e uma louis vuitton na mão…isso é ser hipócrita na minha opinião….Talvez ficasse sem comprar pela marca vender uma política que não é praticada realmente,ou seja a calça n é ZARA só tem a etiqueta….talvez por isso,mas amo a zara de paixão!!!

    pripoka23 disse:

    Concordo com vc =)

    Bruna Lemos disse:

    Olá Pri,
    Não é sempre que comento, acho que aqui comentei no máximo 2 vezes, mas acompanho o blog todos os dias.
    Graças a Deus alguém explicou qual foi o problema com a Zara, porque hoje só lia sobre isso e explicar que é bom, ninguém explicava.
    Eu nunca comprei na Zara, eu sei que é errado a forma que eles tratam seus “funcionários”, seu eu comprasse na loja deixaria de comprar até ser regularizado como forma de protesto.
    Beijos,
    Bruh

    pripoka23 disse:

    Que bom comentar por aqui =)
    Eu não sei, eu não deixaria de comprar… Acho complicado essas coisas, tem milhões de empresas com isso e ninguém sabe!

    Tipo eu não concordo com esse tipo de trabalho…mas nem por isso vou deixar de comprar :) sei que é uma judiação as costureiras terem que trabalharem tais horas por dia.. mas isso é uma situação que pode ser mudada sim ! e eu deixar de comprar não irá mudar me nada .
    bjus♥

    pripoka23 disse:

    Minha opinião é a mesma que a sua =)

    elaine disse:

    Quem disse que nao iria mudar em nada….
    Se o lucro deles,depos disso caisse bastante,eu duvido que a sua atitude a minha a da pri e a de todos nao iria fazer uma grande diferença.
    É aquela velha historia do individualismo,eu,só eu e mais eu.

    Camila Varlese Japur disse:

    A e PRI eles ganham 1,68 por calça jeans produzida e esse valor ainda é dividido entre sete pessoas….logo cada uma recebe menos de 30 centavos por peça…pelo menos foi o que vi ontem na LIGA

    Mai disse:

    Respondi não sei, mas a verdade é que vou entrar menos na loja com certeza, mas estaria sendo hipócrita se dissesse que não compraria mais. Não é a minha loja preferida, mas às vezes visito e encontro oportunidades. Então, se eu entrar menos, vou comprar menos.
    É difícil falar sobre alguma marca que seja 100% correta, e que caiba no bolso do consumidor. Não estou dizendo que o trabalho escravo é necessário, longe disso, só estou dizendo que é difícil avaliar.
    É difícil ignorar essas denúncias também. Acredito que menos diminuindo as vendas, eles ainda vão ter muito lucro. Acho que se pudermos evitar, seria legal para que haja alguma mudança. O brasileiro esqueceu como protestar e exigir mudanças…

    pripoka23 disse:

    Concordo super com tudo que você disse, mas eu sou consumidora fiél da Zara e eu amo lá, acho que não deixaria de comprar.

    Gabriele Teles disse:

    Ainda tem gente que compra essas roupas. #superrídiculo

    Wendy Marques disse:

    tem tanta coisa semelhante e pior… eu gosto das roupas, não vou parar, e tenho certeza que depois desse bafo eles vão mudar…

    Muita blogueira vai colocar no Look do dia peças da zara como acervo pessoal…

    logo logo passa….

    pripoka23 disse:

    hahahahahaha acervo pessoal hahahahaha

    Chris disse:

    Pri, a verdade é q várias empresas fazem isso, mas “o q os olhos não vêm o coração não sente”, eu adoro a Zara, mas fico com um pouco de peso na cosnciência de “talvez” colaborar com o trabalho escravo. É provavel q nenhuma de nós deixe de comprar na Zara, mas que todas nós vamos dar uma ignorada nela por enquanto isso é quase certo, já q é recente. bjkas

    pripoka23 disse:

    Eu acho que quem é consumidor fiél não vai deixar de comprar, eu não deixaria não.

    Acho uma barbaridade! Agora mesmo que eu nunca mais compro na Zara!
    Bjs priii. Amo o PB!

    Ligai disse:

    E vc Pri, o que acha disso?
    Vai continuar comprando roupa? bjo…

    pripoka23 disse:

    Eu vou sim, muuuuitas empresas fazem isso e só porque a Zara foi descoberta não vou comprar lá? Além do mais, tenho certeza que a situação será regularizada.

    Kk Peixoto disse:

    Por favor!!! Não podemos apoiar esse tipo de coisa e nossa arma é quanto consumidoras! Lembre-se da Arezzo também utilizando-se de animais como raposas em que suas peles são retiradas ainda vivos! Consciência já! Século XXI!

    Nickv disse:

    Sempre comprei na Zara mas depois dessa noticia eu nunca mas irei comprar ( se for realmente verdade) porque eu amo moda e costuro coisas e acho que sei oq é ficar horas costurando e ganhar pouco por roupa cara .

    maria fernanda disse:

    Pri, eu acho muito complicado alguem deixar de comprar la, as roupas sao lindas, fato. Mas vai de consciencia de cada um né. Eu particularmente acho um absurdo as condições que deixaram os trabalhadores. E não compro la.
    Quando saberemos que a empresa realmente esta de acordo com a lei ?

    pripoka23 disse:

    Não tem como saber, né?

    Thaís disse:

    Eu só digo uma coisa… Eka!!! Eu ainda estou sem acreditar.

    Estella disse:

    Oi, Priscila!

    Bom, eu sou leitora quase assídua e não posso deixar de me manifestar, porque fiquei muito indignada com a reportagem e, mais ainda, com muitos comentários a respeito da mesma.

    Sou advogada, consumidora, amo moda. Não acho nem um pouco plausível “justificar” a Zara ao afirmar que muitas outras lojas fazem isso. TODAS estão erradas. O fato de todas as outras lojas, ou grande parte delas, agirem da mesma maneira, em nada torna menos ilícito o que a Zara faz.

    Até que ponto estamos acomodados na nossa zona de conforto? É absurdo comparar um trabalho escravo, pessoas que passam O MÊS com menos de 100 reais, com hábitos alimentares. Sejamos francas, o salário deles paga uma paleta nossa de maquiagem…

    São pessoas que não tem direito a educação, moradia, alimentação digna! Não se trata de uma “exploração” do trabalhador e, sim, da sua escravização! São privados de toda e qualquer garantia fundalmenta, privados de sua dignidade.

    Se a Zara conseguir provar por A MAIS B que sua situação foi regularizada, aí sim pensarei em voltar lá. Posso não mudar o mundo, ou ter ideias “hipócritas” como algumas leitoras aqui mencionaram, mas prefiro ter a minha “atitude formiga” e fazer a minha parte…

    Beijo :)

    Marina disse:

    Tava lendo os comentários pra ver as opiniões das pessoas.. e esse foi o que eu mais concordei… Cada um tem que fazer sua parte.. como você mesmo disse, “atitude formiga”…
    Se todo mundo pensasse dessa forma, mudaria muuuita coisa! hehe

    Beijos!

    Natalie Free disse:

    CONCORDO COM VC EM TUDOOOO!!!! VESTIR UMA ROUPA SABENDO QUE FOI PRODUZIDA NESSAS CONDIÇÕES!!! PRA MIM NÃO DÁ!

    Amanda Passos disse:

    Finalmente alguém menos PATRICINHA e mais HUMANA!

    DANIELI disse:

    o mundo não ta perdido!!! PARABÉNS!!!

    Ninna disse:

    Concordo com vc, Estella.

    Heloiza disse:

    Quem continua comprando na Zara é totalmente conivente com o trabalho escravo.
    Pode haver outras lojas que fazem a mesma coisa que a Zara, mas uma coisa é você não saber de tal fato e outra é você ter conhecimento e ignorá-lo.
    Tem gente que fala que não é deixando de comprar que isso vai parar de acontecer. Claro que é! Quem move esse trabalho escravo no fim somos nós que pagamos por isso.

    elaine disse:

    As provas já foram mostradas,veja nos tele-jornais,revistas,no programa a liga etc..ou o que foi mostrado não bastou?
    Agora,quem é o espertão da historia,quem paga 250,300,500 por uma peça que na verdade vale 6,00,ou seja além de trabalho escravo,estão metendo a mao no seu dinheiro tb,se a peça vale 6, e vc pagou 200,ai vc vai le na etiqueta:parabens vc acabou de adquirir um produto que na verdade vale 6 e vc pagou 200 reias a mais por ele, e pra q?
    pra exibir a marca,pra servir de garota propaganda?
    vcs nao devem ter a ideia do que é trabalhar um mes inteiro pra receber um salario,classificado como “minimo” e com ele sustentar uma familia,o mais barbaro disso tudo é as pessoas defenderem seu direito de comprar na loja,pois saibam que as pessoas antes de se vestirem,deveriam se preocupar o SER e não com o TER.
    É o retrato nitido da desigualdade social,de que os direitos humanos nao sao bem vistos quando se tem tudo na mão com facilidade,sem esforços,ah!tão fácil,queria ve se fosse uma de voces sentada em frente a uma maquina de costura por horassssssss,e nofim do mes so receber algo em torno de 150,00como iriram comprar suas paletas e bancar seu “luxos” desnecessarios,existem pessoas no Mundo que nao tem o direito de ao menos ter vaidade alguma por questao de sobrevivencia.
    isso não por causa da Zara ou de outras empresas,mas por causa desse pensamento capitalista,onde o mundo gira em torno do dinheiro,ou seja vc vale o que vc tem,é essa a filosofia do mundo atual.isso se de ve ao pensamento pequeno de muitos que pensam:eu nao tenho nada a ver com isso,isso nao é problema meu,eu tenho que me vestir “bem”,eu tenho que ser a mais,teho que chamar atençao.Nos nao compramos apenas uma roupa nem uma marca e sim o que é vendid é justamente o que esta sendo questionado aqui:se eu tenho,eu posso,estamos comprando uma ideia implantada na sociedade desde o inicio do capitalismo,onde as empresas tem que lucrar,se nao elas nao sobrevivem e o mercado junto a midia fazem uma lavagem na cabeça daqueles que nao pensam por si só,e nos fazem acreditar que TEMOS que ser o que eles ditam…
    Acreditem:nao dariamos lucro algum,se fossemos seres pensante,se pensassemos por nos mesmos sem a influencia da midia e das grandes industrias.

    Sheila disse:

    Ola,

    adoro o PB, nao sou do Brasil mas ja tinha ouvido rumores sobre isso aqui em Londres. Infelizmente so tive a certeza de tudo o que ouvi agora. Sou consumidora da ZARA e adoro as suas roupas, mas devo confessar que nao voltarei a comprar la tao cedo, ou pelo menos ate a situacao se regularizar. Nao tanto pelo preco, porque muitas marcas cobram precos absurdos por produtos que nao valem nem o terco, mas por terem uma etica totalmente errada.
    Tou consciencia pesadissima, visto que cresci a usar Zara,

    Linne disse:

    @Estella, Estou lendo o post polêmico só agora, mais mesmo assim queria te parabenizar pela belíssima argumentação, parabenizo tbm a todas que tem a mesma opinião e que responderam a este comentário, que ao meu ver é a forma mais correta de se pensar! Infelizmente tem pessoas que não conseguem enxergar isso. Mais tenho esperança (pois, é a ultima que morre, néh!) ainda por uma mudança de pensamento e uma atitude mais humana de todos os Seres “não” Humanos.

    Jamile disse:

    Nossas queridas paletas de 88, 120 sombras, os pincéis, nossos fones de ouvido e grande maioria das tralhas da china que a gente tem foram feitos às custas de muito suor de trabalho escravo. Infelizmente é essa a realidade. Se formos parar pra analisar, vamos ver que coisas que a gente nem imagina foram feitas por trabalho escravo. Não concordo, nem nunca vou concordar com esse regime de trabalho, mas infelizmente, não vai ser simplesmente deixando de comprar que isso vai deixar de acontecer.

    elaine disse:

    SERÁ?
    é só parar pra pensar…
    se não tem quem compre,não existe lucro,se não esxiste lucro,logo não tem quem produza.

    Sheila disse:

    Desculpem, cortou! Continuado… visto que nasci e cresci a vestir Zara, e quase trabalhei com eles por ser tao apaixonada. Enfim, tou muito decepcionada : (( espero que a situacao se resolva o mais rapaido possivel, mas ate la nao compro mais!

    Bjs

    pripoka23 disse:

    Acho que deixar de comprar não resolve a situação, e acredito que, por ser uma marca tão grande, vai resolver o problema sim.

    Ingrid disse:

    Nossa, não sabia disso.. Acho errado esse tipo de coisa, essas marcas famosas deveriam ter um modo de trabalho melhor, como assim pagar 6 reais por peça produzida se quem vai comprar paga 100?? Trabalho escravo é crime, mesmo sabendo que em vários lugares existe ainda. Nunca comprei na zara, já vi roupas lindas de lá, mas por aqui nem tem loja zara e não sou fã de comprar pela net, mas vamos ser otimistas e acreditar que com a denuncia eles comecem a fazer um trabalho honesto e quem sabe conscientize outras empresas

    taty lopes disse:

    eu nunca comprei na ZARA!!!!

    Priscilla disse:

    Pri,

    sinceramente eu não concordo com o trabalho escravo, mas claro que várias marcas fazem isso. Não vou deixar de comprar lá, assim como não vou deixar de comprar em nenhum lugar, pois tenho que me vestir né? rs
    Mas depois dessa reportagem espero que a ZARA modifique a imagem dela, mude a conduta da empresa em relação aos funcionários e mostre para nós, compradores, que eles reverteram essa situação, dessa forma ganhariam muito mais o meu respeito e admiração e garanto que de muita gente também.
    Outro ponto que acho que vale ressaltar, é a margem de lucro ABSURDA que eles querem tirar por cada peça, acho que depois desse quadro, deveriam repensar na hora de ”meter a mão”!
    Beijos Pri!

    * Adorei a enquete que fez! ;)

    Patrícia Tiemi disse:

    Uma vez que sei que existe esse tipo de tratamento com algumas das funcionárias, pararei de comprar sim, sei que não é e não será a única empresa a fazer isso, mas de qualquer forma, empresas deste tipo devem falir =P

    Lu disse:

    Estou vendo alguns comentários do tipo: “Ai, se for por isso vou andar nua”. Gente, uma coisa é dizer: os políticos são corruptos. Outra coisa é dizer: o político que VOCÊ votou, tirou verbas da educação. O que eu faço? “Ai, se for por isso nunca vou votar”. Claro que não, pelo menos na minha opinião. Sei que várias lojas fazem isso, mas não sei exatamente quais, como, com quem, o que isso gera. No momento que eu sei de todos esses detalhes e continuo comprando, eu estou compactuando com isso.
    Aqui não estou discutindo se as roupas são bonitas ou não, se valem a pena ou não. Estou dizendo que vidas, nosso maior bem, estão sendo exploradas por alguns pedaços de panos que valem muito.

    Sarah disse:

    Concordo PLENAMENTE! Falar que “vai continuar comprando porque não é só a Zara que faz” ou “mas não posso andar pelada” é tapar o Sol com a peneira. Pra ser bem franca, acho que pimenta no dos outros é refresco!

    Ninna disse:

    É isso aí. Absurdo é continuar comprando SABENDO que a marca pratica trabalho escravo!

    Sara disse:

    Nunca comprei na Zara pelos preços absurdos e agora com esse tipo de notícia eu jamais comprarei. Lamentavelmente existem empresas nesta mesma situação que já foram inclusive denunciadas como andei lendo, porém há tantas outras que praticam e que ainda não temos o conhecimento. Porém, eu tomando conhecimento de que certa empresa pratica esse tipo de atitude e ainda seguir comprando é fechar os olhos a esse tipo de realidade. Cada um faz o que quiser com o seu dinheiro, mas é importante lembrar que toda a problemática da sociedade somente ocorre porque leis são ignoradas, direitos são esquecidos e o conformismo em manter as coisas como estão só alimentam atitudes como essa. Que bom que denúncias tenham dado resultado e o Poder Judiciário tenha tomado atitudes relacionadas ao direito do trabalhador, porém nós cidadãos também devemos cumprir o nosso papel. Vivemos numa democracia, cabe a cada um, de acordo com a sua consciência, analisar qual decisão ser tomada.

    ju disse:

    Tinha escrito um texto e saiu.
    Mas resumindo: Não concordo com quem diz: Se fosse assim eu andaria nua. Uma coisa é dizer que políticos são corruptos. Outra, é dizer que o politico que VOCÊ votou roubou verbas da educação. Então você diria: “Ai, então nunca vou votar”.
    Todos sabemos que muitas lojas fazem isso… Mas não sabemos quais, nem com quem, nem onde e nem como. No momento que tudo isso é divulgado, descoberto e continuamos comprando lá, estamos compactuando com isso.
    Nunca vamos esquecer que isso é exploração de trabalho, ou melhor, de vida, que era pra ser considerado o bem mais precioso do mundo.

    Maria Consuelo disse:

    Compro muito na Zara e vou continuar comprando porque se a idéia é comprar de quem não tem trabalho escravo, então vou parar de consumir porque está dificil achar uma marca que em algum momento da produção, seja da matéria prima ou do produto em si que não tenha esse tipo de trabalho. EU QUERO É PROVA!!! Agora, escolheram a ZARA como boi de piranha e querem crucificar a empresa. Vamos deixar de hipocrisia meu povo, que com certeza tem muita gente criticando a Zara e dentro de casa tem uma empregada doméstica trabalhando sem carteira assinada, ganhando menos de 1 salário minimo, trabalhando das 07 ás 19 e por ai vai. Isso é ou não é trabalho escravo?????? Essa hipocrisia do brasileiro é que me irrita!!! Agora, mais do que nuca, que vou comprar na Zara.

    Sarah disse:

    talvez você faça isso, o que não quer dizer que todos façam, graças a Deus! Há gente descente e cosciente no Mundo tbm, viu? Em menor quantidade, infelizmente, mas há.

    Estella disse:

    Sarah, concordo com vc, graças a Deus nem todo mundo pensa assim! A atitude da Zara deixa de ser errada, pq ela não é a única? Ok, então, os políticos que roubarem não estarão errados, já que uns 60% roubam…
    Aliás, vou já já procurar uma empregada que aceite trabalhar na minha casa por menos de 1 salário e quer saber? Não vou me envergonhar, pq não serei a única!
    São com essas pequenas leituras que eu tenho medo do amanhã…

    O povo tá cada vez mais egoísta, não se pensa no próximo… Não se comove com as condições precárias que muitos SERES HUMANOS como nós vivem, enquanto procuramos desculpas esfarradas pra não sairmos da nossa zona de conforto…

    Vanessa disse:

    Já não comprava antes, agora então nem se fale. Pior é pagar um absurdo em uma calça jeans e saber que o custo dela é apenas R$ 7,00. Idiota é quem paga!

    Lígia disse:

    Já nao estou comprando mais faz um mês. Passei muita raiva da ultima vez e jurei que nao ia comprar mais lá. Isso que aconteceu é mais um motivo p nao comprar lá.
    A última compra que fiz comprei 4 blusas que estavam na promoção e paguei 40 reais em cada uma. Sai da loja super feliz achando q tinha feito uma super economia e “ZARA POXA”.
    Duas semanas depois a loja Marisa entrou em promoção e eu fui da uma olhada, as roupas q usa p ir p facul são todas mais baratas. Quando não, vi a blusa uma blusa IGUALZINHA a que eu comprei na Zara(igual mesmo, mesmo modelo, cor e etc) e sabe quanto na etiqueta…. 15,00 reais. Fiquei muitooooo brava, falei que nunca mais ia comprar na Zara.
    Essa historia da A Liga só foi mais um bom motivo p não comprar mais lá.

    Priscilla disse:

    Quem continuar a comprar nessa loja e usar o argumento que as outras lojas fazem a mesma coisa está fazendo a mesma coisa que uma menian que descobre que o namorado trai ela mas continua com ele porque homem é assim mesmo. Consumismo acima do valor humano é muita decadência.

    Sara disse:

    Assim como eu havia exposto meu comentário antes, concordo em gênero, número e grau com o posicionamento de algumas leitoras a respeito do tema em questão. Oras, é fato que não é possível ter conhecimento de quais empresas estão compactuando com esse tipo de CRIME tipificado no Código Penal, porém quando é dada publicidade a uma empresa que pratica esse tipo de barbaridade, na minha concepção eu deixo de comprar numa loja dessas (Graças a Deus eu nunca comprei lá e jamais comprarei!). Dizer que “Ah, mas tem tanta empresa que faz isso mesmo, então qual a diferença deixar de comprar?” é compactuar com esse tipo de coisa e estimular a continuidade desse problema que assola não só o nosso país. Se os bolivianos vem para cá e passam por esse tipo de situação, é porque muitos não têm ideia do que ocorre na realidade, são iludidos por uma promessa de trabalho, vêm viver como ilegais e ao se depararem com a realidade, são ameaçadas caso façam denúncias. Isto porque não sabem que por mais que sem qualquer documento legal válido no Brasil, a Justiça reconhecerá seus direitos e os denunciados, condenados. Cada um faz o que quiser com o seu dinheiro, compra onde quiser, tem sua opinião. Mas a minha participação ainda que a princípio mínima, para evitar que mais pessoas possam sofrer sejam elas estrangeiras ou brasileiras com certeza estará presente. Afinal, quando sofremos uma lesão aos nossos direitos, nós não buscamos de todas as formas uma solução? Por que seria diferente agora deixar de contribuir para uma sociedade mais digna? Por que ser individualista neste exato momento em que muitos estão sofrendo, não veem a luz do dia, há tempos, não veem sua família, sequer sabem se estão vivos ou mortos? Fica aqui minha opinião e o que eu puder ajudar, assim o farei!

    Estella disse:

    Sara, posso te aplaudir de pé? Finalmente ideias coerentes!!!

    Sara disse:

    Estella, muito obrigada.
    Afinal de contas, por mais que Zara ou outra empresa regularize a situação trabalhista dos costureiros farão isto porque houve uma denúncia e são obrigadas a cumprir com uma determinação judicial, pois se nada disso tivesse sido feito, seguiria cometendo tais irregularidades sem pena. Tinham a plena consciência do que estavam fazendo, porque leigas quanto aos direitos dos trabalhadores elas não são.

    Evelyn disse:

    Adoro as roupas deles, acho que vestem bem e os valores das roupas são Ok.
    Enquanto eu assistia ao programa ontem eu confesso que fiquei decepcionada quando vi que marca em questão era a Zara.
    Me senti parte de tudo aquilo, já que o meu guarda roupa está repleta de peças com etiquetas da marca. Até meu marido que não entende nada dessas coisas perguntou: “Hei, não é a loja que você gosta?”
    Acho sim, que não vou ser radical e dizer que NUNCA mais eu compro roupas lá.
    Mas se for possível comprar em outras lojas algo parecido, eu com certeza vou fazê-lo, mesmo que pague um pouco mais caro. E não é por hipocrisia, é pq eu acho que se a gente sabe, e continua comprando, é como se a gente compactuasse, concordasse com aquilo.
    A situação que aquelas pessoas vivem é um absurdo. Passei a agradecer e a valorizar o que eu faço. Afinal o que são 8 horas perto das 20 que aquelas pessoas são obrigadas.
    E também o valor que a loja cobra pelas peças baseando no que eles gastam. É ridículo, somos enganados. Não estamos comprando Zara. É como uma famosa loja em Campinas, a Marcia Mello, eu era compradora viciada. Até o dia em que uma amiga comprou a mesma blusa que a minha na José Paulino em São Paulo. Um pequeno detalhe, ela pagou CEM reais a menos. NUNCA mais pisei na loja.
    Portanto acho que todo mundo devia pensar um pouco antes de entrar de novo na Zara, afinal nós clientes somos o final desse ciclo abusivo, e somos sim responsáveis por aquilo que fazemos. Mesmo que indiretamente e inconsciente, agora imaginem conscientes.

    Ninna disse:

    Acho engraçado as pessoas falarem que não deixariam de comprar pq várias outras empresas fazem o mesmo e ninguém sabe. Tá, mas agora todo mundo SABE da Zara! O que eu acho complicado é continuar comprando SABENDO do trabalho escravo.

    Pâmela disse:

    Gente,
    Não é a Zara que tem trabalhadores trabalhando em regime escravo.
    Ontem A Liga disse que a Zara importa prte de seus produtos, mais que alguns itens são sim fabricados no Brasil.
    A Zara contrata uma empresa para que as peças sejam feitas e essa empresa por si terceiriza mais uma vez esse trabalho, sem que a Zara tenha conhecimento.
    Ninguém vai deixar de comprar na Zara por esse reportagem, mesmo por que, creio eu que a loja, agora irá ficar mais de olho nesse tipo de situação e mtas outras marcas tbm, uma vez que mtas de nós sabemos que não é só com essa marca que isso acontece.

    Estella disse:

    Pâmela,

    Juridicamente a Zara é responsável por QUALQUER serviço terceirzado, mesmo que fosse 0,1% da produção dela… Por isso mesmo a representante afirmou que as confeções eram auditadas.

    JANA disse:

    Acho realmente uma desumanidade esse tipow de coisa…
    eh claro que muitas pessoas vão continuar comprando, pois as roupas de lá são lindas… mas acho que como pessoas, não deveriamos compra lá, poderia ser pessoas conhecidas nossas passando por esse tipow de constrangimento e humilhação… Infelizmente muitos se submetem a esse tipow de trabalho pois as possibilidades de emprego e a necessidade de sustgentar famílias acabam acarretando a isso…

    acho que deveria haver uma mobilização entre as compradoras, para que haja divulgação sobre esse tipow de trabalho escravo que está havendo lá.. e acompanharmos o andamento dessas notícias.. pra que se possa ter certeza dos fatos tbm.. e só apos a empresa estar regularizando a cituações de seus empregados que possamos efetivar nossas compras. acho que isso eh o justo… todas temos que botar a mão na conciencia

    Paula disse:

    Bem, amo a Zara de paixão, e sempre que posso dou uma passadinha lá. Então, se cada costureira ganha pouquíssimo com o que nós pagamos nas roupas, imagine se deixarmos de comprar, vamos maltratá-las mais ainda e tirar cada vez mais o sustento delas. Não vou deixar de comprar e realmente acho que a Zara é uma loja com ética que espero que não façam esse tipo de coisa:D E também acho que muitas empresas por aí devem fazer isso, e só porque a Zara é grande querem atingi-la.

    Janaína disse:

    Concordo plenamente com você, viu! Existem milhares de empresas explorando seus funcionários e só porque a Zara é grande outras empresas querem atingi-la

    disse:

    Meu Deus! a zara tem tanta ética que paga 6 reais por peça fabricada e vcs pagam 200 reais a mais, isso não parece nenhum pouco errado? Dá pra imaginar com esse tipo de comentario que vcs não dão valor ao dinheiro, nem ao seu nem o das pobres costureiras!

    Eu já comprei na Zara, mas em Florença e em Nova York, pois, lá as roupas são bem mais baratas do que a daqui do Rio de Janeiro!

    Se aqui tem trabalho escravo e é tão caro, creio que deveriam cair em cima mesmo, pois, com os preços aplicados, eles poderiam ter funcionários e não escravos!

    eva disse:

    fala sério gente…eu é que não vou ficar tranquila ao saber que a pessoa que costurou a roupa cara que eu comprei ficou horas para receber “centavos”vocês fariam isso?então não financiem….devemos ter amor ao próximo!!!até onde vai o consumismo??????não podemos fazer ninguem sofrer para satisfazer nosso desejo de compra…isso é um absurdo!!!!!olhem essas fotos meninas…a casa de vocês é assim???então porque ficar cega diante de pessoas que vivem nessa situaçao só por causa de uma roupinha bonita?lojas tem milhares….até na internet….eu é que não vou ficar arrependida de graça ao saber que um pai de familia trabalhou horas para ganhar uns centavinhos…pelo amor de Deus!sabe porque coisas como essas continuam ou acontecem..porque sabem que as pessoas (eu não!)

    eva disse:

    CONTINUAÇAO:
    irão continuar comprando..e o pior….nem irão se incomodar….o cúmulo do absurdo…ninguem precisa escravizar ninguem …eu é que não vou fazer parte desse bando de lixo de empresario que trata ser humano como se fosse descartável!

    Amanda Passos disse:

    Não comprava antes e hoje não compro menos ainda. Eu não acho que seja hipocrisia deixar de comprar lá por que outros lugares vendem. Eu realmente não faço ideia quais lugares praticam ou não esse ato, mas acredito que exista empresas idôneas e que respeitem a legislação e que eu possa comprar.
    Seria sim, muita vaidade e pouco amor ao próximo se eu soubesse e não me importasse. É questão de se colocar no lugar do outro. Só por que a Zara vende roupas lindas eu não vô parar e lembrar que tem gente ganhando 6 reais por uma calça que eu paguei, sei lá quantas dezenas de vezes mais e que no momento em que eu desfilo com uma ETIQUETA está cansado, exausto pq está a 14 horas consecutivas com a bunda numa máquina pra garantir o leite e o pão dos filhos. Na boa, é ser muito patricinha.

    disse:

    concordo! e pra mim quem sabe e continua comprando é hipocrita sim! e duvido que alguém que saiba o que é trabalhar duro pra se sustentar vai continuar comprando

    Sarah disse:

    concordo PLENAMENTE Amanda!! Continuar comprando na Zara é ser muito patricinha e DESUMANA, e sinceramente dona Priscila, QUE PAPELÃO HEIN??? Quer queira quer não queria, vc infelizmente é uma formadora de opinião, e olha só as opiniões “fantásticas” que vc tá formando!! BOTA A MÃO NESSA CONSCIÊNCIA!!!

    Stephanie disse:

    Oii Pri eu deixar de comprar não vai mudar em nada essa situação que eu acedito que possa ser mudada sim e que a Zara vai trabalhar isso para mudar a situação! E também todo mundo caiu matando pq e conhecida mundialmente e tal..pq deve ter várias outras marcaa que fazem as mesmas coisas :/
    Mas adoro as roupas de lá e acho que não deixaria de comprar :)
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Izabella disse:

    O que eu acho mais errado é pagar 6 reais por peça e vender por preços MUITO maiores que esse, tudo bem que isso não é uma exclusividade da ZARA, aliás, a partir do momento que uma etiqueta é colocada o preço vai as alturas. Além de ser horrível para os trabalhadores (no caso as costureiras), também não é muito bom para nos consumidoras, que pagamos muito mais do que a peça vale! Hoje em dia eu sou adepta a ter uma costureira de confiança, a qual você pode experimentar um modelo na loja e fazer uma idêntica pra você, com preços infinitamente menores! E digo isso pois faço! Assim a gente pelo menos sabe que não estamos beneficiando pessoas com má índole que se aproveitam dos outros!
    E infelizmente isso não acontece apenas com a ZARA, e realmente não temos como saber se a empresa esta de acordo com a lei, e desse jeito a gente ia parar de comprar roupas, cosméticos…. Isso é realmente muito complicado!

    Sarah disse:

    Sinceramente, o problema não mora em pagarmos o triplo que a peça vale, pq isso não afeta minha vida e nem a sua. Não deixamos de comer, cuidar da nossa higiena, descansar e nem perdemos nossa dignidade por isso. Não somos OBRIGADAS a ficar horas exaustivas em um trabalho FORÇADO. Não vamos perder o foco, o problema não está nas consumidoras, e sim nos TRABALHADORES ESCRAVOS!

    Viviane disse:

    Acabo de comprar na Zara!! Mas a da Europa
    Adoro as roupas daqui, tem um corte bem mais bonito.
    Sabe qual é o real problema? Não temos trabalho diquino p todos!!

    Dani disse:

    Não sei…
    Falam a mesma coisa da Forever 21….

    Aqui no Japão a situação é outra, então não tenho como opinar, mas acho interessante cada um ir atrás da VERDADE.
    E não acreditar em tudo o q vê e ouve!

    Quem diz q vai deixar de comprar, então precisa ser assim com todas os tantos produtos q se compra sem saber como vivem os trabalhadores da produção.
    Não tem como generalizar.

    Bju no core!!!
    Dani do Estação Beauty4you

    Sarah disse:

    Pois é, mas a partir do momento que SE SABE, e continua comprando, você está COMPACTUANDO com isso. E aí vai do seu caráter continuar comprando ou não.

    Dani disse:

    Como falei, aqui no Japão a Zara importa as roupas, diferente da Zara aí no Brasil né….
    Eu, estando aqui, sabendo q as roupas vem realmente da Zara, fica a meu critério mesmo, certo?
    No Brasil, as costureiras imitam as roupas, pq a Zara não importa as verdadeiras, por isso a escravidão…
    Lados diferentes, não julgue ;)

    Jente a quela lojinha tao arrumada linda bonita !!! barratanossa e Porco sao eles nao vou mas comprar la!!! Obg Pri

    Jandiara disse:

    Minha nossssa :O
    GENTE, BARATA E PORCOS SÃO ELES!
    por favor sem acabar com a lingua portuguesa pesssoas!
    não acredito que alguem com esse tipo de linguagem compre na ZARA, desculpa!

    Josi disse:

    Olha vou te fala a verdade, estou muito decepcionada, eu não imagina que você Priscila fosse apoiar uma coisa dessa, você pode falar que não, mas continuar comprando numa loja para ter roupinhas bonitinhas sobre o sofrimento de outras pessoas é o fim, agora você justificar com a desculpa que muitas outras empresas fazem é mais horrivel ainda, o mundo não é só make e roupinhas não, agora se você vai lá se veste e não se importa que tudo aquilo foi feito com o suor e sofrimento de outra pessoas……creio me me enganei com você, eu nunca comprei e não comprarei em uma loja que tem escravos por tras de sua produção, nunca mais volto nesse site!

    Alessandra disse:

    Oi Pri!!!! Eu não ia comentar pq não uso ZARA, mas me doi o coração ver opinioes acima, dizendo que não mudaria nada se deixassem de comprar, é por isso que nosso BRASIL está nessa situação, as pessoas fecham os olhos para as coisas erradas. Faz diferença sim uma ou outra deixar de comprar, é facil ganhar dinheiro a custa dos outros, eu consumo o que sei que é feito da forma certa, qdo sei de algo errado, eu paro de comprar, pra mim faz muita diferença sim, posso estar caminhando sozinha, mas tenho a esperança de que no caminho eu encontre outras pessoas, e juntas faremos a diferença. Não estou aqui para ofender ninguém, essa é apenas minha opinião. Bjos!!!

    Olá Pri,

    eu não compraria e não compro a marca! Não por hipocrisia, mas porque estou cansada de ver que os estrangeiros agem no Brasil como se aqui não fosse “terra de ninguém”, acham que no nosso país podem burlar fiscalização, ter mão de obra muito mais barata e acabam praticando mão de obra “escrava” porque pensam que nunca vão ser punidos. Tenho certeza que a empresa Zara não pratica mão de obra “escrava” em outros países, podem buscar mão de obra barata na Europa, mas escava NÃO!

    DEIXAR DE COMPRAR PODE MUDAR SIM A SITUAÇÃO! Pelo menos da empresa Zara que vai se ver obrigada a adequar os trabalhadores aos direitos trabalhistas do Brasil. As empresas estrangeiras podem buscar em países como Brasil mão de obra barata, mas respeitando as leis do país e não violando os direitos dos trabalhadores e o direito humano!

    Maria E disse:

    não, não está certo. mas então também temos que deixar de comprar de muitas lojas, como a nike, por exemplo. que emprega até crianças na áfrica.

    Gabi S disse:

    É claro que é chocante ver aquelas cenas, a maneira como os trabalhadores eram tratados e tal.
    Eu estou super em dúvida sobre o que realmete pensar. Eu acho difícil dizer que nunca mais vai comprar na Zara porque, apesar de não ser divulgado, muitas empresas produzem dessa maneira. Eles (A Liga) até mostraram uma carvoaria…Vai saber se não é o carvãozinho que a gente usou semana passada no churrasco, né?!

    Mas ai fico pensando também que as coisas acotecem porque o povo não se manifesta e não coloca ” a boca no trombone”, sabe? Tem parada gay, marcha disso, marcha daquilo e marcha contra a corrupção ou contra esses impostos absurdos que pagamos? Será que não está na hora de tomarmos as redeas do nosso pais? Ou será que estou filosofando demais? rs

    Não sei…ainda estou cheia de pensamentos confusos.

    Helen disse:

    Uma coisa muito interessante que percebi aqui…
    Todo mundo sabe que é errado… tá mas e daí? vcs não ligam… não são conhecidos de vcs que estão sofrendo com o trabalho escravo. E se isso for o necessário para vcs terem as roupas que gostam… que seja.
    Nunca comprei e agora é que não compraria mesmo.
    Outras empresas fazem isso??? Pode ser que sim… e pode ter certeza de que sempre que eu souber, vou deixar de dar ibope para a empresa.
    O Brasileiro já se acostumou tanto em fazer e ver coisas erradas que já nem se importa. Já está parecendo história de políticos.
    Só que é pior… nesse caso da Zara, o nosso poder de decisão e influenciar é bem maior… mas parece que é um pouco difícil enxergar isso.
    Precisam deixar de ser tão individualistas e começar a pensar como um todo, um grupo, só aí vão começar a mudar as coisas.
    Engraçado que todo mundo falou que iam deixar de comprar na arezzo quando teve a história das peles…
    Acho que os valores estão trocados, os animais, os bichos estão tendo mais valor do que a vida de seres humanos.
    Muito triste isso!!!

    Vanessa disse:

    Dizer que a Zara não tem conhecimento porque terceriza o serviço não justifica. A responsabilidade é da marca. Empresas de grande porte tercerizam o restaurante, por exemplo. Só que para isso existe uma pessoa da empresa que fiscaliza o serviço do restaurante, opinando na cardápio e nas condições de serviço. É a mesma situação. As pessoas compram roupas achando que são da Zara, mas as mesmas confecções fazem roupas para Besni, Renner, C&A etc. Eu conheço uma loja que vende as roupas da C&A e Renner sem a etiqueta da marca por menos da metade do preço. E aí, vale a pena comprar a marca?

    bia disse:

    Oha acho que pelo valor realmente é trabalho escravo e um absurdo, mas o estado do quarto boa parte é má arrumação e desorganização total né! Nem a cama arrmada é um pouco de culpa das funcionarias, claro que elas podiam estar em um lugar melhor, mas nao mudaria muito se seus habitos nao mudassem!

    disse:

    Acho que vc não se informu direito. Vc leu que eles chegam a trabalhar 14 horas por dia? ah claro, depois dessas horinhas vc para e arruma tudo, porque essa situação é puro desleixo. E quanto a escravidão, vc sabe o que é isso? As pessoas tinham que PEDIR autorização pra sair, vc acha que é por livre e espontanêa vontade que uma pessoa permanece escrava?

    Sarah disse:

    Santa ignorância, DEUS!!! Pq você não vai pra lá passar uma férias e fazer uma organização na casa, criatura! Nossa, vai pra escola que acho que ela não favoreceu muito seu cérebro a pensar, beijos.

    Danielle disse:

    Oi Prii sua lindona, adoro vc amo seu blog…. Parabens por tudo conquistado….

    …. Bom pra falar a verdade nunca comprei roupas de grife sabe… acho muito lindas, mas muito caraasss!!!!! e como sei que tanto as roupas caras qt as baratas sao feitas por funcionarios que sao explorados… prefiro continuar comprando as minhas mesmo…. mas existe um documentario chamado Chine Blue, onde relata a vida escrava de uma menina que trabalha em uma dessa fabricas que super faturam…. e as calças sao vendidas para levi’s, colcci… enfim o cara pagar um jean qualquer gaz uma custura mais tcham”” coloca a etiqueta LEVI’S e pronto eis que surge uma calça de R$400,00…. assiste la é muito bom!!!!!! Beijao parabens de novo ( vc é foda te adoro mesmo) e sucesso pra vc viu…..

    Fernanda disse:

    Eu comprava na Zara, e não vou mais comprar. Sei que muitas marcas devem utilizar trabalho escravo, mas não sabemos quais são, então não dá simplesmente para parar de comprar roupa assim do nada. Mas já que ficou claro que eles usam trabalho escravo (e não é em uma oficina apenas, já foram descobertas várias) eu não vou comprar mais. Assim como não compro mais na Arezzo (eu sempre comprei no mínimo 4 sapatos por ano lá) depois dele terem utilizado pele animal em suas peças. E se descobrir coisas absurdas como essas em outras marcas que uso, vou parar de comprar tbm.
    Acho desculpa não deixar de comprar pq “todo mundo faz”, até pq não é todo mundo que faz isso não!!! Eu fiquei indignada e com vergonha, a exploração é desumana.

    Pra quem quiser ver uma matéria bem legal explicando tudo, pode checar aqui:http://www.youtube.com/watch?v=DEBwhF3lxLk&feature=youtu.be

    Sabrina disse:

    Ô povo maldito, né? As roupas deles são pra lá de caras e eles tem coragem de pagar R$6 pras costureiras??? As pessoas tem que parar de dar valor pra um pedacinho de pano com um nome estampado, uma marca e mais nada. E daí que a roupa é de tal lugar? Que diferença faz? Enquanto as pessoas gastam rios de dinheiro com uma etiquetinha que foi produzida nos subúrbios de qualquer lugar, tem gente passando fome e sendo escravizado (em plenos 2011!) pra manter esses gananciosos que enganam as pessoas… Realmente esta não é a única empresa que faz esse tipo de coisa, mas que é revoltante é. Acho de não dar valor ao trabalho dos outros é terrível!

    Talía disse:

    Não há como radicalizar. Se for pra esse lado, nós não poderemos comprar mais nada do que tem aí na indústria da moda e dos cosméticos. Ou é trabalho escravo ou é teste em animais. Tá cheio disso. Agora eu acho importante esse trabalho da imprensa de denunciar e ficar em cima. É a maneira mais eficaz de consertar essas barbaridades.

    Rosana disse:

    uma coisa eh certa, a imagem dela com todo esse escandalo nao esta nada legal! Me da receio de continuar comprando lah…

    Thati disse:

    Sinceramente? Trabalho escravo existe onde menos imaginamos, e às vezes até pior, com crianças, que não ganham nem R$6,00 por peça. Esse é um problema mundial, e infelizmente é impossível de controlar, uma vez que existe propina e uma máfia por detrás disso tudo. Acho super interessante sair na mídia, para alertar a população, mas não acredito que vá mudar muito a opinião do comprador final, afinal de contas mesmo as paletas vindo de sabe-se lá onde continuamos comprando, e quem sabe até incentivando o trabalho escravo. Acho uma atitude errada, comprar sabendo que vem de trabalho escravo, além do que ao que tudo indica são peças falsificadas, ou seja, você paga muito caro em uma peça que nem é verdadeira. É a mesma situação com casacos de pele, e pincéis de pêlos de animais, pois quanto mais patrocinamos, e usamos, mais produção terá. A partir do momento que ninguém comprar e patrocinar o erro, o mesmo deixa de existir. =)

    Lisa disse:

    As mesmas pessoas que acham absurdo essa história da Zara e o fato de alguns afirmarem que vão continuar comprando, parecem nem saber que outras grandes marcas conhecidíssimas também tiveram escândalos do gênero. Xingam a Zara e usam seu Adidas ou perfume que abusa de animais e etc. Não se se isso significa que as pessoas são alienadas ou hipócritas, ou as duas coisas mesmo. Tem que exigir os direitos dos trabalhadores, não deixar de comprar, fazer “grevinha”. Isso é comodismo, é dizer “sou uma pessoa boazinha”, mas continuar na vidinha fútil e sem luta.

    Caroline disse:

    Concordo exageradamente com vc!!! =) rs

    Leila disse:

    Ridículo é dizerem que vão deixar de comprar na Zara, mas que não podem fazer isso com outras empresas porque não existem provas.. Má informação ou hipocrisia é ridículo!

    disse:

    Comprarei sempre! Até porque todas, digo todas, as lojas fazem este tipo de coisa com as costureiras. Não exploram só estrangeiros não, exploram brasileiros também!
    Ah, minha mãe é costureira e algumas pagam até R$1,50…C&A Marisa, Leader exploram viu! hahaha
    Bjos, Pri, sua linda!

    Michele disse:

    Gente, uma coisa é vc achar que muitas lojas fazem isso, outra coisa é vc saber e ter provas de que A ZARA FAZ ISSO. Continuar comprando lá é fechar os olhos para a situação e compactuar com ela.

    Rafaela disse:

    Eu nao deixarei de comprar na Zara, ate porque nao é apenas a Zara que faz esse tipo de abuso aos seus costureiros, vendedores, enfim, qualquer tipo de trabalhador , ela foi apenas a escolhida a ser descoberta do que fez.Esse é o meu ponto de vista.

    Jéssica disse:

    Pri trabalho em uma transportadora e depois de todo esse bafafa tem muita gente querendo ate deixar de transportar pra eles porque ficaram idiguinados com tudo isso.

    Francielly disse:

    é muito bafafá, como diz o próprio tema. Cada um tem uma opinião; compra ou não compra, o problema é de cada um! Tem muita gente que nem liga pra isso! E se a loja está aberta até hoje, é porque tem muitos clientes, caso contrário, estaria fechada!

    disse:

    Seguinte, minha opinião nao se resume apenas a ZARA, mas, sim a todas, ou a maior parte das lojas de marca. Tive loja, marca propria e costureira (pagava por peça o JUSTO e não centavos), e essa mesma costureira fazia peças e + peças pra marcas como Khelf por exemplo. Eu adorava comprar marca, mas, depois de ter a minha marca a minha cabeça e meu conceito mudou. Eu tinha peças identicas a peças de lojas conceituadas mas, com preços justos. estamos falando além de trabalho escravo, pois nem todas as lojas se utilizam desse tipo de trabalho mas, sim também, do valor do nosso dinheiro. Aprendi em meus anos de lojista que, a maior parte das peças de roupas de lojas de marca vem das mesmas *fontes* que fornecem roupa para o Brás….isso mesmo…. uma calça que vc paga 150, 200, custa 30 no Brás. E não adianta falarmos aqui de qualidade porque desculpem, não muda muito…. é sorte, já tive peças de marca que desbotaram, encolheram, rasgaram, enquanto peças populares duraram horrores e duram até hoje em meu guarda-roupas. Acho que essa matéria nos faz pensar além do trabalho escravo, que já é algo repugnante, mas, também onde estamos colocando nosso suado dinheirinho, será que vale a pena pagar tanto por uma peça que não vale nem a metade, só por causa de 1 etiqueta? Porque é isso que pagamos, a etiqueta (e posso dizer com toda certeza que as etiquetas custam preço de banana e quem as coloca são as próprias costureiras). Portanto meninas, não é vergonha nenhuma usar roupas populares, eu perdi o preconceito, e acredito que td mundo pode, é só olhar a roupa e pensar….vale mesmo tudo isso???? Em um país como o nosso, eu acho que essa é a essência no final das contas. Um beijo!

    Fran disse:

    kkkkkk pra quem não sabe as fábricas de confecções no Brasil pagam isso ou menos por peça as costureiras, claro ela não são amarradas as maquinas, nem dormem no trampo e trabalham 20 horas por dia. Sei disso pq sou de Maringá q é polo de confecção junto a Cianorte-PR e minha mãezinha é costureira há quase 20 anos…salário de R$750,00 reais mensais 10 horas de trabalho por dia, produção média de 100 – 200 peças por dia! faz o calculo ai e veja quanto vale o trabalho de uma costureira no Brasil!!!
    “trabalho escravo” não é exclusividade de poucos países, empresários ou setores, pode ter certeza!!!!

    Marilia disse:

    Vou deixar de comprar sim. Realmente, muitas outras empresas fazem isso, mas qdo eu ver a denuncia e ficar sabendo quais são, tbm vou deixar de comprar. Não ficaria em paz com minha consciência sabendo que “para satisfazer meus caprichos”, pessoas estão sendo escravizadas. Acho que cada um tem que fazer sua parte e deixar o egoísmo um pouco de lado.

    Joh disse:

    Nunca comprei lá, mas não comprarei jamais. Estou cansada do Brasil e da mentalidade do brasileiro que sempre se torna permissivo e extremamente compreensivo quando em nome do interesse próprio.
    Não critico quem quer comprar, cada cabeça uma sentença, mas eu quero fazer a minha parte e não compactuar com tamanha desumanidade.
    Os brasileiros reclamam dos políticos corruptos, quando a verdade, quem abre mão de valores e de enxergar o coletivo em nome do interesse individual, somos nós mesmos.
    Precisamos ver que somos uma nação, e o que acontece a um, atinge a todos nós. Se concordamos que essas costureiras sejam assim tratadas e ganhando uma miséria, ela pode ter um filho, que pode até se tornar bandido e aí, choramos e nos sentimos vítimas quando somos assaltados e mortos, mas será que não ajudamos a construir grandes bandidos e corruptos não?

    Gabriela disse:

    Oi Pri, nossa achei horrível essa noticia, não irei mais comprar lá, é um absurdo uma marca como a Zara deixar isso acontecer.

    Fernanda disse:

    Eu acho desculpa falar que nao vai deixar de comprar pq outras lojas fazem isso. Como a Michelle falou HÁ PROVAS de que a Zara usa trabalho escravo. Comprar lá é coadunar com esse crime exploratório, que temos certeza que acontecem na Zara e supomos que acontecem em outras marcas tbm.
    Eu me preocupo mais com o próximo do que usar uma roupa deles.

    Caroline disse:

    Todo mundo falando da Zara.
    Mas e os escravos da China?
    Se vc compra eletronico e maquiagem, mas deixa de comprar Zara, ta sendo hipocrita ou precisa se informar.
    Mesmo marcas que não usam “escravos”, compram peças fabricadas por eles. Ou compram produtos e adicionam adesivos com a sua marca.

    carolina disse:

    Eu nunca comprei nada na Zara, tanto no Brasil quanto nas minhas viagens para o exterior. Concordo com o que falaram nos comentarios acima, uma coisa eh vc achar que todas as lojas fazem isso outra coisa eh ter provas contra aquela loja e todo mundo fechar os olhos e continuar comprando. Se nao fizermos por onde mudar, tambem nao podemos reclamar. Enfim compra quem quer, mas perde o direito da critica.

    Gi disse:

    HUASAUHSAUASH Quedize então que o fato de outras lojas utilizarem trabalho escravo JUSTIFICA a compra na Zara? O problema é que essas outras lojas não foi provado o trabalho escravo. Nunca comprei na Zara, não faz falta NENHUMA. O povo fica TÃO deslumbrado por ter uma roupa de “marca” que perdoa até TRABALHO ESCRAVO. Parabens. Gostaria de saber como seria se fosse um dos seus familiares ou você mesmo.

    Rebecca disse:

    Ah, acho assim, deve existir milhões de empresas em que compro que devem ter um trabalho fora dos padrões corretos, mas enquanto eu não sei, estou inocente, mas qnd eu compro algo de uma empresa que faz uso do trabalho escravo e estou ciente disso, estou concordando com tal ato! Não importa se acho certo ou errado, se compro sabendo que as pessoas que fizeram aquele produto ganham uma miséria e vivem em condições precárias, estarei concordando e mantendo esse tipo de trabalho. Não condeno quem compraria, até pq qm sou eu pra condenar alguém, ou dizer oq podem ou não fazer, só acho que a pessoa perde seu direito de criticar esse tipo de trabalho.

    Lisa disse:

    Procure se informar, então, porque de chocolate suíço a roupa, existe mil e um locais onde vc pode descobrir que as empresas abusam de mão de obra fácil e pobre.

    Rebecca disse:

    Lisa, oq foi q eu disse??? Se vem à tona uma informação como essa da da Zara, eu NÃO vou partilhar de práticas desumanas!!! Eu não sou repórter ou jornalista! A notícia da Zara foi algo que a mídia foi atrás e descobriu!! Não tenho obrigação de pesquisar, como disse, qnd estou inocente, eu não estou apoiando tal prática!! Estou começando a achar é que quem concorda em continuar comprando deveria estar no lugar dessas pessoas!!! Passe um dia vivendo em condições desumanas e depois me diz oq vc achou, queridinha!!

    Bia disse:

    Isso existe em todo lugar, se ilude quem acha que todos os empregados pequenos nessas fábricas, ganham 1 salário mínimo.
    Infelizmente, essa exploração existe, pq tem pessoas que se submetem a isso por necessidades.
    Todas aqui falaram de “comprar ou não comprar na Zara”, porém, isso tudo vai muito além de comprar ou deixar de comprar, vem da sociedade que n disponibiliza emprego e oportunidade para todos e essas pessoas acabam encontrando nessas fábricas, suas únicas oportunidades, eles estão ali pq precisam, n são obrigados a trabalhar ali.
    Imagina agora, se todas as pessoas deixassem de comprar nessas milhares de lojas que exploram seus trabalhadores, quem seriam os mais prejudicados? Os próprios trabalhadores, que perderiam seus empregos.

    Estella disse:

    Bia, pra emitir uma opinião, primeiro é preciso se informar sobre o caso…

    Acho que você não leu a respeito ou não entendeu a matéria, porque ficou bem claro que essas pessoas não estão ali POR VONTADE PRÓPRIA.

    São bolivianos aliciados em seu país de origem que se viram nos 30 pra pagar uma “agência” que lhes emprega no Brasil, lhes cobrando os olhos da cara… Quando chegam aqui e se deparam com a amarga realidade, eles precisam trabalhar para pagar uma dívida IMENSA, isso ganhando centavos ao dia…

    Logo, eles são OBRIGADOS a estarem ali, sob pena de sofrerem só Deus sabe o quê.

    Te garanto que é mais negócio para eles que a confecção seja “descredenciada” da Zara, para que eles fiquem livres e realmente arranjem um EMPREGO, do que continuarem ESCRAVOS.

    Lili disse:

    O mundo é todo ferrado.
    ESSE é meu ponto de vista.

    Iasmim disse:

    Olha, posso dizer que estou assustada com a postura de muita gente.

    Meninas, são pessoas sendo tratadas em condições sub-humanas! Gente, ser humano, trabalhando como animais.

    Podemos impedir que isso ocorra? não! mas podemos fazer a nossa parte? A resposta é SIM.
    O problema é que muitos fecham os olhos pra esse tipo de situação colocando o corpo fora. Ora, como vcs acham que as empresas de fast fashion se sustentam? Ou vcs acham que a empresa vai ficar com prejuizo por vender coisa barata?

    Quando a coisa é muito arata, desconfiem, alguém está pagando um preço muito caro por isso. Marx já falava da mais valia, e é exatamente isso que acontece!
    Podemos impedir que esses sangue-sugas explorem pessoas? NÃO! Mas podemos fazer um pouquinho da nossa parte ao invés de tirar o corpo fora. Os jovens de hoje em dia estão muito acostumados ao comodismo e a falta de iniciativa. Acho que se fizermos uma pequena ação, todo mundo um pouquinho, podemos mudar muita coisa.

    É absurdamente horrível tudo que a Zara e outras empresas fazem? SIM, mas pior que isso é a postura das pessoas que fingem não se importar e fingem que não é com elas, e contribuem para tudo isso mais do que tudo!

    E priscila, você como formadora de opinião, deveria ter mais cuidado com o que fala aqui no seu blog, numa boa.

    É uma coisa para se refletir.

    Lisa disse:

    Vc sabia que até o chocolate ou batata frita que consumimos é feita por pessoas com péssimas condições que não sabem nem o que produzem? Pois é.. Pesquisem, se informem, ao em vez de pegar apenas um caso e se acharem as pessoas mais boas e justas do mundo. É fácil dizer que não comprará Zara, continuando com a vidinha de sempre.. Não estou querendo atacar ninguém, mas que bode expiatório não dá. Quer ser diferente, quer ajudar? Procure saber o que ocorre ao nosso redor, não seja só gado da mídia.

    Sarah disse:

    É você também né Liza? RACIOCINA, AMOR: enquanto não sabemos se uma marca X usa de trabalho ESCRAVO (ENTENDA: trabalho escravo usada de ESCRAVIDÃO, ou seja, a pessoa trabalha porque é O-BRI-GA-DA a trabalhar. Entendeu? Espero que sim, pq tá difícil.). MAs, quando sabemos, COMPACTUAMOS COM ISSO (sabe o que significa? Não deve saber, então procure no dicionário, ou ME PAGUE pra te dar uma aula).

    Nicolle disse:

    Nossa, estou em choque! Acho um absurdo isso e infelizmente é uma realidade também na industria da moda. E um absurdo maior ainda é a loja afirmar que é uma situação excepcional, que não sabiam dessas circunstâncias e que vão regularizá-las. Acredito muito no trabalho do Judiciário no Brasil, pois sou profissional nessa área e vejo que estamos caminhando cada dia mais para a eficácia e eficiência do cumprimento da justiça.
    E comprar roupa na Zara nunca mais. Não vamos fechar os olhos para a realidade do nosso próximo, roupa, beleza, moda nenhuma compensa tal atrocidade. É muito desumano isso.

    Bjo Pri.

    Ju Lemos disse:

    Nunca comprei e nem compraria… faltou essa opção na sua enquente! Afinal de contas a maioria das pessoas vive de até 02 salarios minimos pra ficar gastando dinheiro com uma etiquita de rouoa… pois sim, isso tdu ai é só etiqueta! Hipocrisia querer ficar desfilando e mostrando pra Deus e o mundo blusinha cara da ZARA e outras marcas imbecis. Acham o q ? Q até a maquiagem… aquela paleta de cores enorme é produzida com mão de obra legalizada? Melhor ir assistir o q anda acontecendo na SOMÁLIA – q pra quem não sabe fica na AFRICA – pra ter uma noção q o mundo não gira em ZARA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Hadassa disse:

    Excelente comentário.
    Quem gosta de pagar caro por etiqueta é mto idiota.
    E quem sabe q a Zara faz isso e continua comprando, é ótário.
    E além de tudo não merece nenhum respeito.

    marcia disse:

    PIOR QUE A REALIDADE DO TRABALHO ESCRAVO É A PRÓPRIA BLOGUEIRA ASSUMIR QUE VAI CONTINUAR COMRANDO PQ OUTRAS LOJAS FAZEM O MESMO. POR FAVOR NÉ, QUANTA FALTA DE CONSCIÊNCIA. NÃO SE ESQUEÇA QUE VC É FORMADORA DE OPINIÃO, CLARO QUE DE CAMADAS MENOS ESCLARECIDAS DA POPULAÇÃO, MAS AINDA ASSIM É.

    Thaila Mainã disse:

    Eu também não comento sempre mas estou acompanhando o blog e você pelo twitter diariamente. Também concordo que é hipocrisia falar que vou deixar de comprar lá por causa disso. Eu não sou cliente fiel, mas as roupas que comprei gostei muito e voltaria a comprar lá sem problemas. A denúncia já foi feita, agora cabe as autoridades competentes fazer o que tem que ser feito. Mandar que a empresa regularize a situação dos trabalhadores e pronto. Esse estilo revolucionário, de passeatas e revoltas não ‘servem’ para esse tipo de coisa. O que tinha que ser feito já foi, não muda muito nós pararmos de comprar, sinceramente.
    Beijos Pri

    Simony disse:

    A Pri gosta de causar!!! kkk, e ela deve tá adorando o povo criticando pra ela responder >> compro sim, a opinião é minha, eu não acho caro, é de qualidade, o dinheiro é meu !!!

    Quem quiser comprar

    Jandiara disse:

    noosssa que PAGA PAU!
    você num tem vergonha de babar tanto o ovo da dona do BLOG?!
    deve ser mais uma seguidora que imagina SER MELHOR AMIGA da dona!
    que ridiculo, minha nossa!

    Simony disse:

    Jandiara caso vc não entendeu meu comentário foi uma crítica a dona do blog, não é só pq eu disse “Pri” que tô babando “ovo” dela !

    mari disse:

    xeu detesto a zara, roupas mal acabadas por um preço absurdo. já tive experiência péssima com um casaco de lá, simplesmente desmanchou o soltou o forro – e não, não foi descuido na hora de lavar, visto que o mesmo já tinha passado por lavagem antes -, sem contar roupas imundas que são devolvidas ao provador – além de ser falta de noção de quem experimenta. viu que sujou de maquiagem, avise as vendedoras pelo menos – e sapatos que me recuso experimentar porque sempre estão com resto de pele de pé porco.
    depois que jogaram na mídia o trabalho escravo, tenho mais pavor ainda dessa lojinha de departamento.

    SEI que não é caso isolado, que muitas lojas fazem uso desse tipo de mão de obra DESUMANA.
    graças a deus não compro paletas, procuro comprar em lojas que confio e que tenho QUASE certeza de que os produtos são fabricados dentro da regularidade.

    parar de comprar em lojas faz diferença, sim. a não ser que vc não tenha nenhuma outra opção de loja – o que é MUITO difícil hoje em dia.
    a arezzo perdeu alguns clientes depois de usarem pele de animais numa coleção aí. tanto fz diferença que a mesma retirou os produtos – segundo a página do facebook e jornais.

    mari disse:

    e, sinceramente, eu teria nojo de vestir uma peça fabricada por um SEMELHANTE sendo tratado desumanamente. EU não sustento trabalho escravo, sendo zara ou não.

    sem mais.

    Simony disse:

    Quem quiser comprar que compre (grande coisa)
    E quem não quiser comprar mais (a Zara não vai falir por isso)

    Trabalho escravo acontece em todos os segmentos não é de hoje, e todo mundo sabe !!! e todo mundo sabe tbm que confecções que fazem roupas pra grifes são as mesmas que fazem pra lojas populares !

    Agora só pq é a Zara tá esse auê!
    (pobre adora encher a boca pra falar que compra na Zara pra mostrar que é “menos pobre” que os demais !! heheh) ilário !

    Enfim, eu não tô nem aí pra marca ou valores, se eu gosto da modelagem e do caimento eu compro, pode ser baratinha ou cara!
    A Zara é uma entre varias outras marcas pseudo-famosas de pseudo-ricos!

    Sarah disse:

    HILÁRIO se escreve com H.

    eu ia te responder mas, pra quem não sabe nem escrever HILÁRIO, nem adinta perder o tempo de uma explicação. Já ouviu falar de algo chamado GOOGLE? Então, aproveite sua falta de tempo e digite TRABALHO ESCRAVO. Trabalho escravo é ser OBRIGADO, FORÇADO a trabalhar. Não é trabalhar por necessidade fofa, é pq vc é obrigado a isso. Depois, vá procurar uma escola e pare de puxar o saco da blogueir,a que nem ligou pra sua “defesa”.

    Jandiara disse:

    Meu Deus quanta HOSTILIDADE!
    Bom vc não deve saber o que é isso néh Symoni MILIONARIA!
    não despreze as pessoas por serem pobres, ricas…E com esse pensamento tão futil e egoísta!
    Chego a ter pena de pessoas que pensam como vc, que se sentem melhor por maltratar pessoas menos favorecidas, acho que vc tem muiiito o que aprender ainda!
    Gaste seu tempo estudando, e tentando ver a vida não só pelo seu CLOSET ( se é que vc sabe o que é isso )…tente ver que PESSSOAS devem ser respeitadas como tais, e não como animais que são obrigadas a trabalhar, só pra vc e a ”grande maioria” ter mais uma peça bonitinha no armario…DEPLORAVEL esses comentarios!

    Izabelle disse:

    essa Sarah ta surtando, so pode.

    Sarah disse:

    é eu devo estar mesmo, sou consciente e tenho cérebor, MEU DEUS ESTOU SURTANDO! Acho q vou procurar ser alienada pra ser “normal” como vc… NOT!

    Simony disse:

    Bom, vcs tão inteligentes e não tem capacidade de interpretar um texto!
    Sou totalmente imparcial no meu texto, não defendo a Zara e nem a Priscila, eu apenas disse que várias outras empresas fazem o mesmo e não dá esse auê todo!

    Essa Jandiara deve ser muito louca e não entendeu 1 sílaba do que eu escrevi e a reply dela não diz nada com nada, está TOTALMETE EQUIVOCADA !

    Sei lá, esse post já passou a tempos mais se alguem ainda ler e que realmente ENTENDEU meu ponto de vista dá um reply por favor !

    lais ferraz disse:

    eu tenho coisas da zara…gosto da marca pq tem muita coisa da MODA por um preço interessante pro meu bolso. A ZARA NUNCA FOI BARATA. lá tem casaco de 400 reais. Sapato de 200. ok, conseguimos achar ofertas sempre e tem bastante coisa bonita. A zara ta em praticamente todos os blogs e revistas de moda. é uma marca muito presente pra quem se interessa pelo assunto. Isso AUMENTA a responsabilidade e visibilidade da marca drasticamente. Uma marca que conta com tantos clientes fiéis, cm a pri mesmo disse que é, tratar seu processo produtivo com tanto DESCASO a ponto de permitir que o trabalho escravo seja o grande motor das suas vendas é um abuso. é tratar os clientes fiéis como ignorantes e sem humanidade, pois aceitar o trabalho escravo no século vinte e um é muita ignorância. Eu nao sei até onde o boicote pode funcionar. O que sei é que a Zara tem que ser penalizada. A gente vive reclamando dos preços das coisas no Brasil. Que é tudo muito caro aqui. A zara mesmo é uma marca que vende no exterior bem mais barato do que vende no brasil. Aí isso é atribuído as altas taxas de importação. è claro que as taxas sao altas, mas é verdade também que há uma grande exploração das marcas no mercado brasileiro. Triplicam valores, quadruplicam. Então a ZARA vem caçar a MÃO DE OBRA ESCRAVA dela no BRASIL, prega a etiqueta de ZARA e aí tá justificado o preço?
    Absurdo explorarem o trabalhador brasileiro ou do terceiro mundo e ainda cobrar caro dos consumidores. O trabalho escravo e a exploração de mercados em desenvolvimento é uma face OBVIA do mercado da moda e do luxo. só que muita gente nao entende que eu gostar de luxo nao pode significar compactuar com esse retrocesso que é o trabalho escravo. Não se comover com isso é não entender o tamanho do problema que é o consumismo. Essa realidade nao é só do Brasil. Enquanto os países como canadá, noruega, us e dinamarca tem excelente qualidade de vida e suas EMPRESAS tem filiais no mundo inteiro, os latinos, chineses e africanos sao explorados infinitamente. É preciso que alguma coisa seja feita. E com essa mentalidade de “FODAS OS ESCRAVOS, QUERO COLOR BLOCKING” o mundo não vai melhorar nunca! Menos egoísmo gente!

    Jéssica disse:

    Ah gente da atitude eu até descordo mas nao deixarei de comprar lá!!
    Porque mesmo que tenha esse tipo de gente tem também os honestos por tras disso tudo que vao perder também com a queda de vendas e serao injustiçads!! Mas eu acredito que aqui se faz aqui se paga!!
    Nao é a primeira vez nem vai ser a ultima daqui alguns meses essas pessoas que estao chocadas vao esquecer…e quando ver aquela peça linda maravilhosa na vitrine, nao vao nem lembrara do ocorrido!!
    Deve ter empresas por ai que fazem mto pior!!!
    Digo novamente que nao concordo com a atitude mas nao da pra mudar o mundo!!

    Cristina disse:

    Que absurdo isso. Concordo com oque outras leitoras disseram: você dizer que várias lojas fazem isso é uma coisa, outra é você estar ciente e ter provas contra uma empresa e continuar comprando de lá. É concordar com tudo isso. Meu Deus, estou em choque ainda. É por atitudes como essa ( de ignorar os fatos ) que o nosso país está nesse estado … e não deve mudar, infelizmente.

    gabrielleurizi disse:

    Só uma duvida…(nao assisti a reportagem) mas vi em algum lugar ou ouvi nao lembro direito….nao é a terceira vez q isso acontece? só queria um esclarecimento.

    pripoka23 disse:

    Já aconteceu que Marisa, C&A, Pernambucanas, Adidas, Nike…

    Renata disse:

    Oi Pri

    Esse assunto…eh dificil ne!! Eu acho assim….mtas empresas se aproveitam das dificuldades financeiras das pessoas …isso eh fato!! o Brasil, a China, o Vietna, a Tailandia…entre outros paises….tem mta mao de obra…..e nw eh dificil achar alguem q precise trabalhar..msm com esse salario indigno…..eh isso ainda eh um gde fator…a necessidade!!! Entao pra acabar com esse tipo de servico..teriamos q acabar com a miseria do mundo o q eh mto dificil!! Ate pq para as gdes empresas o q importa eh o lucro!!! bjooo

    Cláudia disse:

    Gente…
    Eu até pensei em dar um grande discurso sobre valores e amor ao próximo… Mas os comentários, das mulheres/meninas fúteis, que li me fizeram sentir envergonhada por elas…
    São esses pensamentos e atitudes que não permite que nosso mundo seja melhor… me deixa triste, sinceramente ó__ò

    Leila disse:

    Você (e outras) dizem isso, mas não fazem a mínima questão de pesquisar na internet ou em outros segmentos, outras grandes empresas de cosméticos, roupas, perfumes, remédios, comidas, que fazem a mesma coisa. Existem PROVAS sim, o negócio é que tudo é logo esquecido. As fúteis que não viram que a Zara teve esse caso, vão continuar comprando lá, e quando outro escândalo explodir em outra empresa, vão encher a boca pra falar que não compram em tal lugar. Cadê a consciência? Cadê a justiça e o senso de cidadão? É que nem os anti-americanos que bebem Coca e assistem filmes Hollywoodianos.

    Quanto a Zara.. Sempre gostei das coisas de lá, mas sempre procurei comprar nas promoções, o que tivesse em conta, e nunca por ser marca (até porque Zara não é nada demais). Se for deixar de comprar na Zara (coisa q farei por um tempo) tem que deixar de comprar em MUITAS OUTRAS que tem SIM provas. Informação é tudo, e estamos na Era dela. Não sejam hipócritas.

    Cláudia disse:

    Leila,
    Só uma coisa pra te dizer… Tu não me conhece queridinha, pra saber se eu pesquiso ou não esse tipo de coisas. Mas não vou perder meu tempo discutindo aqui no blog da Pri.. enfim

    Leila disse:

    Pq não para de usar computador e internet? Sabia que a própria Microsoft já teve casos semelhantes? Pelo visto, não.. Não procurou saber. Informe-se! ;)

    mari disse:

    VERGONHA de ler ‘eu continuarei a comprar mimimi muda nada mimimi o dinheiro é meu mimimi’. meu deus, como vcs são egoístas! uma coisa é NÃO TER CIÊNCIA NENHUMA de como as peças são produzidas, outra é ***SABER*** MUITO BEM que PESSOAS trabalham em condições DESUMANAS!
    SE EU SEI que roupas, maquiagens e serviços que utilizo, os trabalhadores são ‘tratados’ dessa forma, abandono. não é questão de ‘cada um’, é questão de bom senso e respeito.
    se vou a um salão e vejo o dono tratando mal suas funcionárias, não volto mais lá. se eu SEI que uma loja qualquer utiliza trabalho escravo, paro de comprar, pois como já disse, não financio trabalho escravo. ninguém é menos do que eu e tem de trabalhar precariamente pra eu ter uma peça de roupa a mais no meu armário.
    queria ver se fossem SEUS PAIS – ou até mesmo vcs – sendo submetidos a esse tipo de trabalho pra sustentar um povinho X que acha “chic” comprar coisa em loja de D E P A R T A M E N T O espanhola.
    quer ter luxo? vai gastar na oscar freire, no iguatemi, no cidade jardim.
    lá tem lojas que considero de LUXO e acredito que algumas estão dentro das regularidades, bem como outras estão na mesmíssima situação da zara.
    povo gosta de pagar etiqueta, o pior não é nem isso, o pior é pagar uma etiqueta SUJA literalmente.

    por isso que o país está esse lixo!
    não só por causa disso, óbvio… mas essa mesquinhez, essa futilidade e essa PASSIVIDADE já enraizada, ajuda e muito afundar nosso querido ‘brazil’.

    ps: e eu rio muito alto de gente que acha que comprar ZARA é coisa de gente rica. POBREZA PEGA.

    eva disse:

    concordo plenamente!!!!!!!!!!!!!!!!

    elaine disse:

    Agora,quem é o espertão da historia,quem paga 250,300,500 por uma peça que na verdade vale 6,00,ou seja além de trabalho escravo,estão metendo a mao no seu dinheiro tb,se a peça vale 6, e vc pagou 200,ai vc vai le na etiqueta:parabens vc acabou de adquirir um produto que na verdade vale 6 e vc pagou 200 reias a mais por ele, e pra q?
    pra exibir a marca,RSRSR
    vcs nao devem ter a ideia do que é trabalhar um mes inteiro pra receber um salario,classificado como “minimo” e com ele sustentar uma familia,o mais barbaro disso tudo é as pessoas defenderem seu direito de comprar na loja,pois saibam que as pessoas antes de se vestirem,deveriam se preocupar o SER e não com o TER.
    É o retrato nitido da desigualdade social,de que os direitos humanos nao sao bem vistos quando se tem tudo na mão com facilidade,sem esforços,ah!tão fácil,queria ve se fosse uma de voces sentada em frente a uma maquina de costura por horassssssss,e nofim do mes so receber algo em torno de 150,00como iriram comprar suas paletas e bancar seu “luxos” desnecessarios,existem pessoas no Mundo que nao tem o direito de ao menos ter vaidade alguma por questao de sobrevivencia.
    isso não por causa da Zara ou de outras empresas,mas por causa desse pensamento capitalista,onde o mundo gira em torno do dinheiro,ou seja vc vale o que vc tem,é essa a filosofia do mundo atual.isso se de ve ao pensamento pequeno de muitos que pensam:eu nao tenho nada a ver com isso,isso nao é problema meu,eu tenho que me vestir “bem”,eu tenho que ser a mais,teho que chamar atençao.Nos nao compramos apenas uma roupa nem uma marca e sim o que é vendid é justamente o que esta sendo questionado aqui:se eu tenho,eu posso,estamos comprando uma ideia implantada na sociedade desde o inicio do capitalismo,onde as empresas tem que lucrar,se nao elas nao sobrevivem e o mercado junto a midia fazem uma lavagem na cabeça daqueles que nao pensam por si só,e nos fazem acreditar que TEMOS que ser o que eles ditam…
    Acreditem:nao dariamos lucro algum,se fossemos seres pensante,se pensassemos por nos mesmos sem a influencia da midia e das grandes industrias.

    elaine disse:

    Acreditem:nao dariamos lucro algum,se fossemos seres pensante,se pensassemos por nos mesmos sem a influencia da midia e das grandes industrias.
    Estamos comprando uma ideia implantada na sociedade desde o inicio do capitalismo,onde as empresas tem que lucrar,se nao elas nao sobrevivem e o mercado junto a midia fazem uma lavagem na cabeça daqueles que nao pensam por si só,e nos fazem acreditar que TEMOS que ser o que eles ditam…
    Nos nao compramos apenas uma roupa OU uma marca,o que é vendido é justamente o que esta sendo questionado aqui:aquele velha ideia de que se eu tenho,eu posso,o mais importante é TER e nao SER (SERÁ?)
    Se os consumidores tivessem opiniao propria dem depender de midias,de propragandas,marketing das tais empresas,teriamos o que chamamos de liberdade de escolha.
    A peça vale 6,00 e vc paga duzentos…ah quem é mesmo o único explorado nessa historia.quem produz mao de obra barata e quem paga por ela.rsrsrsrs,é até engraçado de certa forma.
    Acordem,se deixar manipular é uma escolha sua…

    Margareth disse:

    Infelizmente o que é mais triste até do que a atitude da Zara, é a opinião de algumas pessoas dadas aqui…inclusive da própria dona do blog……adoro vários blogs, inclusive entro diariamente em alguns…mas estou revendo quais realmente valem a pena a minha visita….decepcionante….

    Leila disse:

    Sempre comprei Zara na promoção e nunca liguei pra marcas. Nunca entendi alguém ligar pra marcas.. A Zara tá longe de ser a marca mais cara.

    Keille disse:

    Com todo o respeito pelas opiniões apresentadas pelas leitoras e pela autora deste blog, quero manifestar minha opinião.
    Em primeiro lugar: informação é poder. A informação te dá o direito de escolha e mostra as convicções morais do indivíduo. A partir do momento que sei que determinada empresa se utiliza de uma prática que acho ilícita, tomo a decisão de não adquirir produtos produzidos por tal empresa. Ao consumir um produto, automaticamente vc ESTÁ CONCORDANDO com a prática da mesma, ou seja, ao adquirir produtos que são produzidos com trabalho escravo, vc está dizendo um SIM para esta prática.
    Dizer que “se eu deixar de comprar nada vai mudar” realmente é verdade: se todo mundo continuar adquirindo esse produtos, impregnados de exploração e sofrimento, nada vai mudar, e pessoas continuarão ser escravizadas e empresas vão lucrar com a nossa ignorância.
    Diferente do que muitas pessoas pensam, essas pessoas não se sujeitam a tal situação por livre e espontânea vontade, trabalham em condições degradantes por total falta de oportunidade em seus locais de origem. Ficam longe da família, não podem sair, alimentam-se mal, e as pessoas, mesmo sabendo disso, decidem por CONTINUAR a enriquecer esses exploradores.
    A Zara em sua gênese sempre se utilizou de meios ilícitos pra manter sues lucros, da espionagem industrial até os casos de trabalho escravo recém noticiados.
    Isso revela o total individualismo que a nossa sociedade vive. Mas, o que importa é eu estar bem vestida, não importa que a roupa que eu visto esteja impregnada de exploração.
    Bom, creio que a autora do blog também não vai se importar em perder uma leitora…

    Ana disse:

    Nossa que comentário! =)

    yasmin disse:

    Gente, que isso??? Por que tanta briga? Cada um tem sua forma de agir e pensar e devemos respeitar isso! Quem quiser continuar comprando na zara, o que as pessoas que dizem não comprar vão fazer? processar os consumidores? ah faça me o favor! todos aqui pagam suas contas, cada um tem sua própria vida, ou vocês acham mesmo que aquelas paletas de 120, 88, etc não são feitas de trabalho escravo na china? pois é.. maquiagem ninguém para de comprar né?! Já que alguns se preocupam tanto deveriam sair da internet e ir ajudar crianças carentes nas ruas aquelas sim precisam de tanta atenção! Por favor não achem que eu sou a favor da escravidão, muito pelo contrário eu sou contra! Mas arranjar tanto bafafa aqui no blog não faz sentido!

    Fernanda disse:

    Cada um tem sua forma de agir e de pensar e é isso o que está sendo criticado: o fato de que as pessoas vão continuar financiando o trabalho escravo apenas para consumir uma marca.

    Asco.

    Mariana disse:

    Primeiro:
    Parabéns Priscila pela oportunidade de deixar sua leitoras discutirem sobre um assunto tão revoltante como esse. É extamente disso que o Brasil preciso, expaço para expor suas opniões, mas infelismente nós brasileiros ainda não aprendemos a aproveitar essas oportunidades visto os comentários e discussões acima!
    Segundo:
    Quanto a Zara, sempre gostei das pessas desta loja, não pela marca, mas por peças de extremo bom gosto da loja. Como não tem uma loja da Zara em minha cidade, interior de São Paulo, acabo indo até São Paulo, Campinas para comprar. E depois dessa notícia, não compro mais. Apenas por uma questão de consnciência minha e sentir bem comigo mesma, isso não quer dizer que eu não saiba de outras coisas erradas que acontecem, mas choquei com os vídeos e fotos e decidi não mais comprar lá. Realmente acho que tudo isso precisa mudar, e pretendo fazer minha parte messmo que seja “uma grão de areia no deserto!” rs…
    O que acho errado, é que tão levando essa coisa a um ponto que não ajuda em nada. Chamar os outros de hípócrita pura e simplismente por não ter a mesma opnião é triste. Hipocrisia pra uns é verdade pra outros. Por exemplo, pra mim hipocrisia é uma pessoa que visita o blog todo dia pra pegar ótimas dicas que a blogueira dá e quando ela expõe uma opnião diferente vem aqui falar mal dela e dizer que não voltará mais no blog.Não é uma defesa, mesmo pq não estou recebendo nada da Pri por isso!…Rs…
    Realmente não concordo com o “método de fabricação” da Zara, acho injusto e desumano. E Eu,não comprarei mais Zara!
    Terceiro:
    Beijos Pri…Adoro seu blog! E continuarei por aqui, mesmo você não tendo a mesma opnião que a minha.

    P.S:

    hipocrisia
    (grego hupokrisía, -as, desempenho de um papel)

    s. f.
    s. f.
    1. Fingimento de bondade de ideias.idéias.ideias ou de opiniões apreciáveis.
    2. Devoção fingida.

    ** Diferença de opnião ainda não entrou no significado de hipocrisia no dicionário!

    Jandiara disse:

    Oi!
    Bom eu não uso ZARA, mais ja ouvi falar da marca e de seus altos preços…
    Tem muita gente aqui falando que não usara mais e tallz, mais que na verdade não deve nem NUNCA ter entrado em uma loja tão cara assim ¬¬
    Eu acredito sim, que se comeeçarmos a fazer nossa parte o país anda e as coisas começam a mudar!
    Até porque sou estudante de DIREITO, então se eu não acreditar na espertança de um país mais justo, quem irá acreditar, né?!
    Se uma, por uma para de comprar…e não aceitar uma situação tão ridicula como essa, acho que a marca vai sim rever seus conceitos de ”FUNCIONARIOS” e vão começar a pensar mais no ser humano, COMO HUMANO não como numero!

    Fica a dica, TODOS para um mundo melhor! ;)

    Jandiara disse:

    Esqueci de mencionar que minha mãe é costureira á muiiito tempo!
    e ela trabalha em uma confecção de uniformes, recebe cerinho e as condições são ootimas!
    Tenho ORGULHO imenso da minha mãe, e é um trabalho SUUUPER HONROSO! acredito que a maioria das meninas que aqui comentaram a favor da ZARA, acredita que esses trabalhos JULGADOS por vcs ”de menores importancia” não precisam ter merito algum!
    acreditem mais em Deus, e amem mais ao PROXIMOS, antes de amar as ETIQUETAS te enfeitam suas roupinhas famosas! ;)

    Camila Varlese Japur disse:

    Talvez eu fique meio assim por não comprar realmente roupa ZARA e sim comprar a ETIQUETA né…pq sabemos que essa tal fabrica fornece para deus e o mundo e as mesmas calças recebem etiquetas diferentes com preços mais desiguais ainda!!So por isso…..mas pelo trabalho não….

    raah stein disse:

    Oii! Eu olho o blog todos os dias, mas raramente faço algum comentário. Porem hoje andei lendo alguns neste post, e fiquei naquela “pera aí o.O”
    Eu moro no interior do Rio Grande do Sul, dificilmente se ouve falar da Zara, e acredito que não tenha nenhuma loja por muito perto, então obviamente não compro e nunca comprei na dita.. MAS SE a situação fosse diferente eu deixaria de comprar sim, por descargo de consciencia, sou o tipo de pessoa que me incomodo muito com essas situações, que sinto pelos outros, além de ser extremamente ridiculo tudo isso.
    Mas gente, peraí… creio eu que o espaço ‘comentário’ seja para cada pessoa expressar sua opnião sobre a postagem. ninguem tem o direito de julgar… Até porque acho que ninguem tem intimidade suficiente pra fazer isso por aqui.
    Eu Rafaella tenho minha opnião, a Priscila tem outra, e por ai vai! um ‘viva’ a liberdade de expressão neh gente =)
    O Ministério do Trabalho vai investigar, esperamos que tudo se regularize, e quem gosta da marca continue comprando, sabendo que está tudo dentro dos conformes.
    beijo ;*

    raah stein disse:

    Me esqueci de citar que não concordo que comprar é igual a concordar com o abuso que as funcionarias sofrem, é apenas uma escolha de consumir ou não.
    Afinal, ninguem tá livre de comprar algo que esteja sendo produzido nas mesmas condições, sem nem ao menos saber, neh? ;~

    Lívia Silva Santos disse:

    Independente do que cada uma acha sobre o episódio (com umas eu concordo, com outras discordo, mas cada um tem um pensamento), eu diria que o importante desse tipo de reportagem não é o apedrejamento da marca, e sim mostrar que todas nós temos que exercer nosso direito de consumidoras e deixar de comprar algo quando não estamos satisfeitas. Isso vale não só para roupa, para qualquer coisa. Se você compra um tênis de uma marca cara, e ele vem sem qualidade, temos que reclamar, sim. Deixar de comprar da marca é sim uma solução. Quando há lucro, poucas marcas querem saber o que os seus consumidores realmente pensam.

    Um exemplo: se eu vou numa loja e sou má atendida, eu não volto. Essa é a minha forma de protestar (além de reclamação no Procon e/ou na própria loja). Eu concordo com algumas pessoas acima que disseram que, à partir de agora, deixarão de compra lá porque agora elas têm um motivo. Isso faz todo o sentido. Não importa se tomamos uma atitude cedo ou tarde, a questão é que ela deve ser tomada.

    Acho que deixar de comprar em uma loja é uma das melhores táticas que temos para mostrar o quão infelizes estamos com algo. Novamente, digo isso para qualquer setor. Mas além disso, devemos manifestar nosso descontentamente com a própria loja, dar um feedback.

    Um dia desses eu estive num restaurante onde fui muito mal atendida. Resultado? Não paguei os 10%. Porém, no caixa, durante o pagamento, eu fiz questão de avisar o por quê. Chamei o gerente e, numa boa, expliquei o motivo, falei que eles poderiam melhorar e tals. Sem briga, mas deixei claro meu descontentamento. Imaginem se todos deixassem se pagar essa taxa? Algo seria feito.

    Bom, é isso. Espero ter mostrado meu ponto de vista. E para quem é cliente da Zara, e se indignou com o que foi mostrado, por favor, lembrem de reclamar diretamente com a loja física, ou através do email (achei esse na net contato@zara.com.br).

    []s
    Lívia.

    Estella disse:

    Vc disse tudo, Keille… Me decepcionou muito a Priscila ter postado no twitter algo do tipo: vou continuar comprando na Zara e o dinheiro é meu, seguido de uma gargalhadinha…
    Fazer uso de ironia tendo se disposto ao promover uma discussão tão séria no blog?
    Eu era fã desde o canal do youtube, acompanho o blog desde o início, quando tinha um layout pobriiiinho… Sempre vejo uma alfinetada ou outra da blogueira ao receber alguma crítica, mas fazer uso de ironia nessa situação, pra mim foi o fim…

    Ane disse:

    Isso por que você não viu quando ele falou brincando ou não que deixava a pessoa ser escrava dela e limpar o quarto dela, enfim eu era uma leitora assídua do blog, mas também não serei tem muita gente que vai continuar lendo, mas espero que não pensem da mesma maneira que ela. E só mais uma observação, essas pessoas submetidas a tal tipo de trabalho não podem sair nem por falta de condições e sim por que elas são mantidas praticamente em carcere privado.

    Fernanda disse:

    Eu estou abismada e enojada de saber que tantas leitoras podem ter tão pouco caráter. Oras, continuar financiando uma empresa que sabidamente usa trabalho escravo para ter lucros exorbitantes, por puro consumismo, é de um asco tremendo.

    Mais ainda me espanta ler que a autora do blog compartilha da mesma opinião! Fico me perguntando que tipo de valores as famílias ensinaram a vcs… Como é possível uma pessoa SABER que uma marca explora os trabalhadores e ainda assim achar normal continuar comprando dela?

    Ah, o dinheiro é de vcs e vcs fazem o que bem quiser dele? Pois bem. O carater é meu e eu me recuso a continuar como leitora de que

    Fernanda disse:

    (continuando)
    eu me recuso a continuar como leitora de quem conscientemente se lixa para valores humanos tão primordiais. Individualismo… que nojo. Este foi o meu último acesso ao blog. Obviamente também deixo de assinar o feed e de segui-lo. Estou assim fazendo o meu protesto e convoco a todas aquelas que têm um mínimo de valor pela dignidade humana que façam o mesmo. Só para que vcs sintam como as atitudes podem fazer a diferença.

    Brenda disse:

    De fato, enquanto ainda tivermos a idéia, que o que vale é ter algo de marca em nosso corpo, que os meios justifica o fim, esse tipo de coisa não muda.

    Lamentável, ver comentários de pessoas, que mais preza no seu guarda-roupa, do que se comoverem, com a situação, não somente dessas costureiras, mas com tantas outras pessoas que passam por isso.

    Enfim… Acho que me sinto melhor, por não fazer parte deste grupo.

    Zara… NUNCA!

    Nadia disse:

    triste como a maioria das pessoas são egoístas e só se importam com marcas e com a a aparência….
    eu gosto de me arrumar, de me sentir bonita; mas usar uma coisa só pq é de marca não combina comigo…
    nunca comprei na Zara e não compraria e jamais vou comprar,
    primeiro porque dou valor no meu dinheiro., jamais vou trabalhar o mês inteiro, pra gastar 1/3 do meu salário com uma só peça de roupa
    e segundo porque PESSOAS estão sendo maltratadas; imaginem trabalhar o mês inteiro em situações precárias e receber 200,00 por mês???? enquanto isso as patricinhas gastam 200,00 em um lenço, uma blusinha….
    affffff

    Nadia disse:

    triste como a maioria das pessoas são egoístas e só se importam com marcas e com a a aparência….
    eu gosto de me arrumar, de me sentir bonita; mas usar uma coisa só pq é de marca não combina comigo…
    nunca comprei na Zara e não compraria e jamais vou comprar,
    primeiro porque dou valor no meu dinheiro., jamais vou trabalhar o mês inteiro, pra gastar 1/3 do meu salário com uma só peça de roupa
    e segundo porque PESSOAS estão sendo maltratadas; imaginem trabalhar o mês inteiro em situações precárias e receber 200,00 por mês???? enquanto isso as patricinhas gastam 200,00 em um lenço, uma blusinha….
    affffff

    Já estudei modelagem e sei que não é nada fácil confeccionar uma roupa, e depois de estudar tanto percebi que as costureiras não tem valor algum, as vezes produzem 3/4 blazer por dia e ganham uma miséria por cada um. Não achem que é só na Zara que isso acontece. Já ouvi falar de muitas marcas conhecidas que tem esse tipo de trabalho. Acho que o pior de tudo é saber que você paga 100/200 em uma roupa e o que vai pra mão da costureira é 15/20 por peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *